os suspeitos do costume: As melhores cidades portuguesas

domingo, janeiro 07, 2007

As melhores cidades portuguesas


Para todos os suspeitos vimaranenses, e amáveis amigos, aqui está a transcrição do texto publicado na revista "Única" deste sábado do jornal Expresso, onde se encontra a Classificação Expresso das melhores cidades portuguesas para viver em 2007.


Guimarães

Manhã de domingo. Está muito frio e os poucos que atravessam o Largo da Oliveira fazem-no em passo apressado, saco de compras pela mão. Turistas, quase nenhuns, neste local que alberga a Igreja da Senhora da Oliveira, o Padrão do Salado e a antiga sede dos Paços do Concelho. Num café, alguns tomam bebidas quentes, como o tempo aconselha. Um deles é João Rosmaninho Duarte Silva. Veio de Vila Nova de Milfontes para estudar arquitectura no pólo vimaranense da Universidade do Minho, onde hoje é docente - dá aulas de Projecto e de Teoria da Arquitectura. Para ele o centro histórico é do melhor que a cidade tem: «É-me muito caro, único no país, e especial, mesmo relativamente ao que se vê lá fora.» Destaca uma característica «invulgarmente moderna», o facto de a passagem de uma praça para outra - do Largo da Oliveira para a de Santiago - ser feita através das arcadas de um edifício. Agradam-lhe, ainda, as soluções encontradas para a recuperação e preservação do conjunto que em 2001 viria a ser classificado pela UNESCO: «Foram muito para além das fachadas e cuidaram da estrutura interna dos edifícios. Demorou mais tempo, mas foi melhor.» João Rosmaninho Duarte Silva viveu um ano em Itália e compara Guimarães a Siena, também antiga, onde a pedra predomina igualmente. Pese a diferença de escalas entre a Piazza del Campo e o Largo da Oliveira, «as duas cidades convergem para a praça, o espaço público».

À urbe minhota «falta o mar, a linha do horizonte plana que nos transmite calma. Aqui, ao contrário, temos o monte da Penha». Isso torna a cidade fechada, alimenta um sentimento conservador? À entrada de cada igreja, entre os horários das missas e das confissões, os anúncios das campanhas do «não», no referendo ao aborto... Apesar de os cartazes de cinema, num dos bares do centro, trazerem uns grãos de cosmopolitismo, permanece o mito salazarista da terra aninhada à sombra do castelo e do Paço dos Duques de Bragança - ambos refeitos e o último quase inventado graças às campanhas dos Monumentos Nacionais (década de 40). O arquitecto alentejano que ouvimos à mesa do café não acha negativo o bairrismo forte dos locais. Seja a defender a sua cidade com unhas e dentes, seja o seu clube, o Vitória, apesar da descida à Liga de Honra, o orgulho vimaranense mostra-se nas bandeiras de rua, estampa-se nos adolescentes que, ao início da noite, o EXPRESSO encontrará à porta do Pavilhão Multiusos. À espera do concerto dos 4Taste, enfrentam o frio da noite com blusas leves, uma delas a ostentar o emblema do clube com a imagem estilizada de D. Afonso Henriques, símbolo da cidade-berço. Este bairrismo parece, às vezes, «doentio e bacoco», reconhece Rosa Saavedra, responsável pelo Serviço Educativo do Museu Alberto Sampaio (MAS). Nascida e criada em Guimarães, devota de Nossa Senhora de Oliveira, recorda-se da vinda acidentada de José Hermano Saraiva à Sociedade Martins Sarmento, «para fazer uma conferência sobre o foral de D. Manuel I». Só que nesses idos de Março de 1990 as pessoas lembravam-se do Dicionário Enciclopédico da História de Portugal, coordenado pelo historiador, e que incluía um artigo do catedrático Torquato de Sousa Soares, onde este afirmava que o primeiro rei português nascera em Coimbra. «Caiu o Carmo e a Trindade», lembra Rosa Saavedra. À conferência de Hermano Saraiva compareceu a cidade em peso, «desde o engraxador do Toural ao próprio Mesquita Machado, então presidente do Vitória, com alguns jogadores». Veio reforço policial e o professor lá acalmou os ânimos ofendidos... Entretanto, a polémica acerca do local de nascimento de D. Afonso Henriques prossegue no meio historiográfico.

Mitos à parte, a Guimarães de hoje pode gabar-se da sua magnífica oferta cultural e de lazer. Como no Museu Alberto Sampaio, com um espólio e espaço magníficos e forte actividade, graças ao dinamismo da directora, Isabel Maria Fernandes. É o único museu do país que em Julho e Agosto permanece aberto até à meia-noite. Vem restaurando o seu espólio com o apoio da comunidade vimaranense (incluindo mecenas privados, como Freitas do Amaral) e multiplica-se em actividades educativas, desde cursos de xadrez a visitas temáticas para os meninos - o EXPRESSO encontrou-os a fazerem presépios em pasta de cerâmica.

E há o museu da Sociedade Martins Sarmento, com o seu espólio arqueológico e, mais recentemente, o Centro Multiusos (para a cultura e o desporto) e o extraordinário Centro Cultural Vila Flor (CCVF). Dotado de dois belos auditórios, restaurantes, salas de reuniões, área de exposições e café-concerto, o centro faz uma ligação harmoniosa entre o palácio setecentista que lhe deu o nome e o projecto arquitectónico actual, e põe na sombra muitos equipamentos das metrópoles maiores. O EXPRESSO encontrou no Café-Concerto o grupo Mantra, que se preparava para actuar: «As bandas de cá querem ir aos palcos de Lisboa e do Porto, as dessas cidades querem vir tocar cá porque, dizem, têm outras condições», afirma a vocalista Ana Freitas. Comentários, é preciso?

4 Comments:

Blogger Nuno Sampaio said...

Oh! Guimarães, teu progresso tua vida,
É toda a nossa aspiração;
Terra bendita, oh ! Pátria querida,
Tens um altar dos fílhos teus no coraçao.
Oh ! Guimarães, teu progresso, tua vida
Sim, e toda a nossa aspiração!

A ti ó Pátria!
A ti o' Pátria!
O nosso amor nossa vida e mocidade
Consagramos
Com fervor!
Salvé ! Salvé ! Oh ! Ínclita Cidade

Caminha avante, conquistando a glória
Que os filhos teus prende e seduz
Exibe altiva, oh ! Pátria a tua história
Que a mocidade dá amor, vida e luz.
Caminha avante, conquistando a glória
Sim, que os filhos teus prende e seduz.

A ti ó Pátria!
A ti o' Pátria!
O nosso amor nossa vida e mocidade
Consagramos
Com fervor!
Salvé ! Salvé ! Oh ! Ínclita Cidade

7:06 da tarde  
Blogger educostume said...

Caros Suspeitos,
esta "classificação" só vem provar mais uma vez que Guimarães é uma excelente cidade para se viver...Tem o essencial para os vimaranenses,e não só, se sentirem bem quer no que diz respeito ao lazer (2 parques), a nivel cultural, vida noturna, cafés, bons restaurantes, comércio, um clube de futebol que move paixões,....que mais se pode exigir?
Muito bem Nuno Sampaio, para quem não conhecia o Hino de Guimarães, pode constatar que este simboliza bem a cidade de Guimarães e a sua gente!
Isto é uma "chapada" para algumas cidades que afirmavam serem de melhor qualidade de vida,comparativamente a Guimarães...pois, vê-se pela "classificação"...
Apenas me surpreendeu a Cidade do Porto...!

1:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

SÓ GOSTAVA DE PERCEBER QUE TIPO DE POST É ESTE.SERÁ QUE TEM ASSIM TANTO INTERESSE,JÁ PARA NÃO DIZER QUE É ENORME.
PROVAVELMENTE AS PESSOAS OLHAM PARA ISTO E NEM LEEM DE TAO GRANDE QUE É.

11:23 da tarde  
Blogger educostume said...

Caro "anônimo",
Apenas lhe quero lembrar que este Blog foi concebido com a finalidade de cada um dos Suspeitos publicar tudo o que bem entender...pois este é um Blog democrático e como tal não há censura para as publicações. Salvo casos em que estas sejam escritas com um teor altamente difamatório(sobre algum Suspeito), ou com termos menos apropriados!
Vexa até pode ter uma certa razão quanto à extensão da notícia, mas repare, o Suspeito que a publicou, entendeu publicar na integra a noticia ,para um melhor entendimento geral do porquê desta Cidade ter sido classificada na posição que ficou.
Já não posso concordar consigo quanto ao interesse da mesma, pois é uma notícia do interesse geral, pois todos nós ficamos a saber a posição das nossas terras (as que constam na tabela). Acaba por ser uma notícia de Cultura geral, ou seja, de interesse comum. Repare, esta notícia foi publicada no EXPRESSO...é porque tem mesmo interesse. Não acha?
Quanto ao interesse em ler esta publicação, isso depende do ponto de vista de cada Suspeito ou visitante...Ninguém é obrigado a ler, muito menos comentar!

11:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

suspeitos online

This is a paragraph of text that could go in the sidebar.

--> Click for Viana Do Castelo, Portugal Forecast